domingo, 9 de junho de 2013

DA FONTE DA CASEIRA À RUA DO FORNICO - Boletim 51


DA FONTE DA CASEIRA À RUA DO FORNICO
 por: Lisete Coelho








(...)
Os antigos chamavam a esta fonte  Fonte da Caseira; mais tarde chamaram-lhe Fonte Nova. Depois ouvi ainda chamar-lhe Fonte da D. Alzira; e ultimamente voltam a chamar-lhe Fonte da Caseira. Porquê estas mudanças de nomes?!
A minha mãe já me tinha contado algumas coisas, mas eu decidi pesquisar melhor, para ter a certeza da razão por que mudaram várias vezes o seu nome. Pois bem, eu acabei por desvendar todo este mistério…
(...)








(...) 
A essa rua chamam-lhe “Rua do Fornico” e há pessoas que levam para a maldade, mas não é! Dentro da propriedade da D. Silvina foi construído um pequeno forno e por isso lhe chamavam “fornico”, por ser pequeno. Era para uso próprio. Tinha uma porta virada para dentro da propriedade e outra porta virada para a rua, por isso puseram o nome ao caminho: Rua do Fornico.
         Mais tarde quando a Sra. Lila construiu a sua casa, como partia com a estrada e essa Rua do Fornico, aí passaram a chamar-lhe o Quelho da Lila. Esse nome já é da minha lembrança.
         Ultimamente as Juntas de Freguesia começaram a fixar nomes nas ruas e decidiram pôr-lhe o seu antigo e verdadeiro nome: Rua do Fornico.
          (...)








No teu dia S. Silvestre - BOLETIM 51


NO TEU DIA S. SILVESTRE
Por: Jorge Santos

Arcos, freguesia de belos horizontes e de saudosos pores do sol no verão tem no inverno a festa em honra do seu padroeiro, S. Silvestre, precisamente no dia que lhe é devido a 31 de dezembro.
Apesar de não ser tão concorrida como as romarias de verão das vizinhanças, as comissões de festas nomeadas e os seus fiéis devotos teimam em manter viva a festa da aldeia. Assim são muitos os emigrantes que, aos seus pés foram baptizados, e seus descendentes, fazem questão de estarem presentes, outros não podendo vir enviam as sua ofertas. Também, com agrado, se vêem forasteiros de outras freguesias.
(...)



Boletim 51 - SANTA LUZIA

SANTA LUZIA
por José Carlos



Orações à Santa Luzia

Protegei, Senhor, o Vosso povo com a intercessão gloriosa da virgem e mártir Santa Luzia, para que, celebrando hoje o seu martírio na terra, contemplemos um dia o seu triunfo no Céu. Por Nosso Senhor. 

…………………………………………………………………………………………….

Ó, Santa Luzia, que preferistes deixar
que os vossos olhos fossem vazados
e arrancados antes de negar a fé
e conspurcar vossa alma; e Deus,
com um milagre extraordinário, vos devolveu
outros dois olhos sãos e perfeitos para recompensar
vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu
protetora contra as doenças dos olhos,
eu recorro a vós para que protejais minhas vistas
e cureis a doença dos meus olhos.
Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos
para que eu possa ver as belezas da criação.
Conservai também os olhos de minha alma,
a fé, pela qual posso conhecer o meu Deus,
compreender os seus ensinamentos,
reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar
o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia,
vos encontrais, em companhia dos anjos e santuário.
Santa Luzia, protegei meus olhos e
conservai minha fé.
Amém.