quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Homenagem ao Filarmónico Manuel Patrício - Boletim 69

FILARMÓNICOS DA BANDA DE MÚSICA DE SENDIM
PRESTAM HOMENAGEM AO MÚSICO MANUEL PATRÍCIO

Pelo FILARMÓNICO  Carlos Cravo



 (TEXTO NA ÍNTEGRA)
            Manuel Gomes Patrício, 86 anos, integrou o projeto da filarmónica de Sendim desde a sua fundação, no início dos anos 80. Como pratilheiro (executante de pratos) tem sido um elemento ativo e sempre participativo em todas as atuações da Banda de Música de Sendim.
            A sua dedicação, disponibilidade e entrega mereceram da parte dos colegas filarmónicos, com a colaboração e patrocínio da Direção da Banda, da Junta de Freguesia de Sendim e da Câmara Municipal de Tabuaço, uma pequena e simbólica homenagem, no salão da Junta de Freguesia, após o concerto da Banda no decorrer das festas de Agosto (dia 13).
            “É na Banda que me sinto bem, onde tenho alegria na música e no convívio”. Dizia há bem pouco tempo o Sr. Manuel a alguém da família. Isto revela a sua boa vontade  e interesse contínuo em colaborar com a Associação e em fazer música. E é enquanto essa vontade e espírito participativo se mantêm presentes que se devem fazer homenagens. Assim entenderam os elementos da Banda de Música de Sendim.

            - Obrigado Sr. Manuel!







VERÃO 2017 - Boletim 69

Verão 2017
Por: Miguel Carona


Começa o calor a sentir-se, cheira logo a festa e a tardes bem passadas no lugar do mercado a jogar ao pino ou a uma bela sueca à sombra, sempre acompanhados pelo típico copo de tinto.

Num instante chegou o mês de Agosto, sinónimo de festa na terra. Festa esta que já conta com alguns anos consecutivos! Noutros tempos não era bem assim…
(...) 














Um muito obrigado aos mordomos por realizarem mais um ano a festa na nossa terra, e votos de boa sorte para os próximos.
Em Setembro e como já não vivemos sem festas, aí está mais uma, desta vez organizada pelo grupo coral de Sendim. E não foi apenas um fim de semana mas sim dois, só para verem que o povo quando gosta arranja sempre festa, até eu pensei em fazer a festa em honra de São Miguel, visto ser o meu nome e morar cá em baixo em Paço!
(...) 











terça-feira, 21 de novembro de 2017

Ronda da Rua Velha (Bol 69)

Ronda da Rua Velha
Por: Marcos Soeiro



Guedieiros, promoveu pela primeira vez, dia 29 e 30 de julho a “Ronda da Rua Velha”.

Foram dois dias de festa petiscos, vinhos, licores e outros sabores, acompanhados de momentos de muita animação proporcionados pela Banda de Musica de Sendim, Grupo de Cantares de Barcos e por diversos tocadores de concertina e acordeonistas.
(...)






Algumas das particularidades desta ronda, foi a inexistência de tudo o que lembrasse os tempos e as festas “modernas”, nomeadamente a ausência de louças descartáveis e até a cerveja foi afastada, esta, foi uma das imposições e apostas da organização.
(...)







domingo, 19 de novembro de 2017

BOLETIM 69

Boletim 69

 - INAUGURAÇÃO - Lápide em Homenagem aos Ex-combatentes da Guerra Colonial, Filhos de Sendim
          Pelo Ex-combatente José Alberto Rodrigues Parente

- Despedida ao Senhor Padre Luís António
          Por: Maria Lisete Soeiro Coelho Ferreira

- Homenagem a Manuel Patrício
          Pelo filarmónico: Carlos Cravo

- VERÃO 2017
          Por: Miguel Carona

- A TRADIÇÃO DE S. MARTINHO - E os Magustos da Minha Infância
          Por: Maria Lisete Soeiro Coelho Ferreira

- Ronda da Rua Velha
          Por: Marcos Soeiro

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

CENTRO CULTURAL DE SENDIM
Reabertura do Edifício escolar
Por: Ricardo Matos






Já há muito se falava e fora prometido uma sede para a Banda Filarmónica de Sendim. Esta nunca se concretizou por falta de vontade política e financiamento. Os anos foram passando e Sendim enriqueceu com mais duas associações ligadas à música, nomeadamente a Orquestra Ligeira da Banda Filarmónica de Sendim e os Tocadores de Concertinas “Alto Douro Vinhateiro”. Assim criou-se a necessidade de estes terem um espaço seu, visto usufruírem das instalações da Junta de Freguesia para realizarem os seus ensaios e reuniões. Por iniciativa do Presidente da Junta Rafael Santana conjuntamente com as respetivas associações e estando a Escola Primária abandonada  e  a deteriorar-se a qual tinha sofrido uma intervenção a nível de melhoramentos de infraestrutura recentemente, puseram mãos a obra e com união de todas as associações e amigos transformaram a  antiga Escola Primária no Centro Cultural de Sendim. Este é agora a nova casa das Associações Musicais, onde cada uma tem uma sala onde se poderão instalar, reunir e ensaiar. 
(...)