sábado, 6 de maio de 2017

Boletim nº 9 - Bol. antigos

BOLETIM Nº 9
capa


ENCONTRO DE GRUPOS CORAIS EM SENDIM - Bol. 67

ENCONTRO DE GRUPOS CORAIS EM SENDIM
10º ANIVERSÁRIO DO GRUPO CORAL NOSSA SENHORA DO PRANTO
 Por: Maria Lisete Soeiro Coelho Ferreira



       CLAMOR DE UM CRISTÃO
«Avé Maria!» Uma voz do Céu viera
«Cheia de Graça!» Assim, o Anjo a saudou
«O Senhor é convosco!» O mesmo Anjo, lhe dissera
«Bendita sois vós!» Porque Deus, assim, quisera
«Entre as mulheres!» O Espirito Santo desejou
«Bendito é o fruto!» Que verás morto, na Cruz
«Do vosso ventre, » Ó Virgem, nascerá «Jesus»

«Santa!» Mulher do Povo, quem diria
«Maria!» Teu nome, soa a oração
«Mãe de Deus!» O Espírito Santo te faria
«Rogai por nós!» Virgem Maria
«Pecadores!» Abrasai de fé, o coração
«Agora!» Que só o pecado contém
«Na hora da nossa morte!» Dai-lhe vida eterna.
«Amem.»

                        Poema de Ilidio Coelho





No passado Domingo dia 26 de Março, houve uma festinha na nossa Igreja Matriz. Foi o encontro de vários grupos corais, para festejare o 10º aniversário do nosso Grupo Coral de Nossa Senhora do Pranto, ou Santa Maria de Sendim.
A festa teve início às 15h com a Celebração da Eucaristia. Foi uma linda cerimónia, com  a participação dos grupos Corais de Moimenta da Beira, Tabuaço e o nosso de Sendim. Os  três cantaram maravilhosamente bem e encantaram todos os assistentes, pois a Igreja estava cheia de gente e os cânticos saíam de todos os cantos da Igreja. 
(...)





Por último o grupo Coral que estava no coro desceu e aí os três grupos cantaram juntos com toda a alegria e força,  dando  encerramento às cerimónias religiosas.
De seguida, toda a gente, quem quis ir, se dirigiu para o salão da Junta de Freguesia. Aí  nos esperava um grande lanche, com todos os requintes que nada  lá faltava, não esquecendo o lindo e saboroso bolo de aniversário. Foi a Junta de Freguesia que patrocinou o lanche, à qual agradecemos.
Foi tudo muito bem organizado, ao pormenor, e com muito bom gosto, tanto na Igreja como no lanche.
Parabéns ao Grupo Coral de Sendim, pelo seu Aniversário e pela linda festa que fizeram, que se repita novamente daqui por 10 anos.

Tradições, Usos e Costumes de Sendim - Bol. 67

Tradições, Usos e Costumes de Sendim
Por: Maria Lisete Soeiro Coelho Ferreira

Grandes tradições se perderam ao longo dos tempos…
Uma delas, que eu recordo sempre nesta época da Quaresma, não digo com saudades, porque eu não gostava!

Era precisamente no Domingo de Ramos que ninguém comia hortaliças, de qualidade nenhuma. Diziam os antigos que se comessem hortaliças nesse dia, ia  ser um  ano de lagartas, as couves não se livravam das lagartas e eram comidas por elas.
(...)



 Logo a seguir à Páscoa, ou seja, no dia 1 de Maio, hoje festeja-se esse dia como o Dia do Trabalhador, mas antigamente no dia 1 de Maio, na nossa região: tínhamos várias tradições:
Uma delas era que toda a gente nesse dia tinha de comer castanhas, “para o burro não as montar!” – Diziam os antigos. Quer dizer quem não comesse as castanhas no dia 1 de Maio, eram montados por o burro durante o ano!  Agora só as pessoas antigas é que falam nisso, porque os novos também não conhecem essa tradição.
Mas a maior tradição do dia 1 de Maio, era colocarem em todas as portas e janelas das casas um ramalhete de giestas amarelas, que aí deveria permanecer durante  todo o dia 1 de Maio. Daí veio o nome popular “Dia das Maias", nome esse, mais conhecido entre nós. Uns diziam que era uma forma de afastar os "maus olhados", segundo outros, era para "afastar o diabo" e ainda outros, "contra a fome", isto é, para que haja "sempre fartura", "comida na mesa”, etc.
(...)