sábado, 31 de janeiro de 2015

D. Olímpia Soeiro Coelho - PEQUENA HOMENAGEM DE DESPEDIDA - Bol. 58

D. Olímpia Soeiro Coelho
PEQUENA HOMENAGEM DE DESPEDIDA
por Lisete Coelho
(texto na íntegra)
De uma pessoa muito querida e sempre estimada por todos os Sendinenses.
Senhora Dona Olímpia Soeiro Coelho, nascida na povoação vizinha da Granjinha, do nosso Concelho de Tabuaço. Viveu e dedicou, a maior parte da sua vida a Sendim e aos Sendinenses, visto o seu irmão Senhor Padre Dinis Soeiro Coelho ser nosso Pároco durante 52 anos, nesses anos todos, os dois trabalharam e dedicaram-se de corpo e alma à nossa Igreja. Quando vieram para Sendim, eram os dois ainda muito jovens, a primeira missa celebrada aqui pelo Senhor Padre Dinis foi no dia de Natal de 1948.
A Senhora D. Olímpia tratou sempre da limpeza da Capela de S. Miguel de Paço, mudava as flores duas vezes por semana, do altar do Sagrado Coração de Jesus, fazia as toalhas para o altar, fazia e bordava os paninhos de linho que serviam na celebração da Santa Missa, organizava e dirigia sempre os cânticos da Igreja, tinha sempre muito trabalho com as comunhões das crianças, foi sempre uma grande Catequista, que todas as crianças respeitavam.



No largo da Capela de Paço, ela ensinava-nos a cantar, enquanto se reuniam todas as crianças. Meia hora antes de entrarmos para a Catequese, dançávamos e cantávamos… ela incentivava-nos a jogar à roda, ao lencinho etc. E era uma roda que ocupava todo o largo da capela, porque havia muitas crianças.
 O Senhor Padre Dinis faleceu a 4 de Julho de 2000, seu corpo foi sepultado na sua terra Natal: Granjinha. A Senhora D. Olímpia também foi de seguida para a Granjinha, onde viveu os últimos anos da sua vida com os dois irmãos, o Mário e a D. Teresinha.
Com 86 anos, a Senhora D. Olímpia, que dedicou a sua vida a Cristo, também entregou a sua alma a Deus no dia que se comemorava o dia do nascimento de Jesus Cristo, dia de Natal de 2014, exatamente 66 anos após a celebração da primeira missa que o irmão celebrou aqui em Sendim.
A Senhora D. Olímpia deixou muitas saudades a todos os Sendinenses. Todos pedimos a Deus Celestial que a tenha no SEU REINO DA GLÓRIA recompensando-a de todo o trabalho que fez neste mundo para Deus.

PAZ À SUA ALMA.


Sem comentários: