domingo, 1 de fevereiro de 2015

HOMENAGEM AO MAESTRO JAIME DO ESPÍRITO SANTO PEDRUCO - Bol. 58

HOMENAGEM AO MAESTRO JAIME DO ESPÍRITO SANTO PEDRUCO
(“45 ANOS AO SERVIÇO DA MÚSICA”)
Por Carlos Cravo





Por iniciativa do executivo da Câmara Municipal de Tabuaço homenageou-se em Tabuaço, no dia 22 de novembro, o Mestre Jaime Pedruco pela sua atividade musical ao longo de 45 anos. Um reconhecimento bem merecido a alguém que se tem dedicado à música, sobretudo como maestro, com maior incidência no nosso concelho, nomeadamente como mestre da Banda de Música de Sendim.
(...)







Na apresentação que fiz da nossa Banda, a par de um breve historial, agradeci ao Sr. Jaime, em nome de todos os músicos, dirigindo-me ao público presente:
“Era eu ainda pré-adolescente quando começaram as aulas de música para a formação da tão desejada banda. Começou desta maneira o meu entusiasmo pela música e pela banda filarmónica; o meu e o de muitos jovens sendinenses. Assim começou um sonho que persistiu até hoje, e persistirá, com certeza.
            Após as primeiras aulas, os primeiros professores, os primeiros instrumentos, os primeiros acordes, os primeiros mestres… chega o Sr. Jaime em 1982. Chegou, jovem, amigo, cheio de energia, vontade e camaradagem. Com generosidade nos cativou para um projeto que a partir daí se gerou, cresceu e engrandeceu, com muito esforço, muito trabalho e, sobretudo, muita vontade e dedicação.
            Com ele, também eu cresci, crescemos todos. Cresceu a Banda de Música de Sendim, ganhando forma, estrutura, posição e prestígio.
            Com ele, começou a nossa bebé filarmónica a dar os primeiros passos, firmes e determinados.
            Com ele, começou a nossa Banda a calcorrear novos caminhos de forma precisa, segura e organizada.
            Com ele, a nossa Banda ganhou um nome e notoriedade…
            Com ele, muitos jovens da nossa Terra aprenderam a amar a música como filarmónicos, porque com ela nasceram e cresceram…
            Com ele, estes filarmónicos e esta Banda de Música sonharam e concretizaram sonhos. Atingiram voos altos e gratificantes, experiências únicas que ajudaram a fortalecer e a tornar mais sólido um projeto que singrou e é hoje uma realidade singular no nosso concelho e região: A Banda de Música de Sendim.
            E se assim é, devemo-lo aos fundadores, aos dirigentes, a tantos filarmónicos que ao longo destes 34 anos por cá passaram e, mais que tudo isto, à entrega, à vontade, à persistência e à dedicação deste homem que hoje homenageamos: Jaime do Espírito Santo Pedruco.
Em nome da Banda de Música, em nome do povo de Sendim, o nosso muito, muito obrigado.”
(...)









Sem comentários: