quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Boletim 46 (conclusão) - UMA CASA JUNTO À SANTA LUZIA


UMA  CASA  JUNTO  À  SANTA  LUZIA



Amigos da ARTT,
Tenho andado à procura mas não encontro uma coisa que gostaria de saber, e, talvez os sendienses me possam responder por intermédio de uma pergunta publicada no boletim da A.R.T.T.

Vivo em França desde 1970, e estes últimos anos, e desde que possa, vou dar uma voltinha a Sendim, como se diz, “para matar saudades” da terra onde nasci, mas que pouco tempo lá vivi.
Acontece, que há dois anos quando visitei Santa Luzia, encontrei ao lado da capela uma casinha em ruínas, mas que ao meu ver, deve ter uma uma bela história visto a sua arquitetura que ainda é bem visível. (Envio fotos). Essa coluna central, que ao meu ver, parece ser a cozinha, mas que ao mesmo tempo, parece também fazer ofício de aquecimento visto a sua arquitetura.
Sendo um apaixonado de história em geral, mas, a de Sendim também gosto, e, já tenho bastantes dados históricos da vila. Foi com bastante prazer que li o artigo sobre Santa Luzia no boletim de Dezembro 2009. Foi então que pensei, e, para completar esse artigo de Santa Luzia, que seria bom de introduzir a história desse vestígio se houver conhecimentos sérios. Mas talvez, esse famoso vestígio faça parte da história de Arcos, visto encontrar-se nos limites das duas vilas!...
Espero que nas gavetas da memória ou arquivos de alguém se possa encontrar a resposta a esta minha pesquisa histórica.
Abraço.

Manuel do Nascimento





Sem comentários: