domingo, 9 de junho de 2013

DA FONTE DA CASEIRA À RUA DO FORNICO - Boletim 51


DA FONTE DA CASEIRA À RUA DO FORNICO
 por: Lisete Coelho








(...)
Os antigos chamavam a esta fonte  Fonte da Caseira; mais tarde chamaram-lhe Fonte Nova. Depois ouvi ainda chamar-lhe Fonte da D. Alzira; e ultimamente voltam a chamar-lhe Fonte da Caseira. Porquê estas mudanças de nomes?!
A minha mãe já me tinha contado algumas coisas, mas eu decidi pesquisar melhor, para ter a certeza da razão por que mudaram várias vezes o seu nome. Pois bem, eu acabei por desvendar todo este mistério…
(...)








(...) 
A essa rua chamam-lhe “Rua do Fornico” e há pessoas que levam para a maldade, mas não é! Dentro da propriedade da D. Silvina foi construído um pequeno forno e por isso lhe chamavam “fornico”, por ser pequeno. Era para uso próprio. Tinha uma porta virada para dentro da propriedade e outra porta virada para a rua, por isso puseram o nome ao caminho: Rua do Fornico.
         Mais tarde quando a Sra. Lila construiu a sua casa, como partia com a estrada e essa Rua do Fornico, aí passaram a chamar-lhe o Quelho da Lila. Esse nome já é da minha lembrança.
         Ultimamente as Juntas de Freguesia começaram a fixar nomes nas ruas e decidiram pôr-lhe o seu antigo e verdadeiro nome: Rua do Fornico.
          (...)








Sem comentários: