"ALERTA" CAPELA DE NOSSA SENHORA DA
NAZARÉ DESMORONOU
NAZARÉ DESMORONOU
artigo de 1999
Esta capela é um dos elementos mais importantes constituintes da urbe de Sendim, e é com tristeza que hoje a vemos em plena ruína. Obra de 1663, implantada entre muros em terreno particular, apresenta os seus elementos arquitectónicos mais importantes na fachada principal: entrada de arco de volta inteira ladeado por interessante moldura em pedra, óculo central e curioso pequeno campanário na parte superior (peça que se encontra partida e caída no interior junto á ruína da sua cobertura totalmente.
Quando será a sua recuperação? Não sabemos! A nossa associação mostra-se interessada em colaborar na sua reconstrução. Para tal, lançamos este "alerta" e pedimos ao proprietário, Câmara, Junta de Freguesia e Igreja paroquial: Envolvam-se no socorro a este pequeno mas importante Monumento que se arrisca a cair por completo. Com mais um Inverno que aí vem surge o perigo de as infiltrações nos muros a descoberto levarem a capela à ruína total, o que tornará muito mais difícil a sua recuperação. Como medida urgente de protecção é necessário cobrir a actual ruína com um tolde ou um plástico de modo a impedir as causas da erosão.
De que maneira a devemos recuperar? Recuperar significa repor a sua forma original, rectificar as alterações e aplicação de materiais dissonantes à sua figura. Em nosso entender é necessário, na sua recuperação usar técnicas e materiais construtivos que mantenham um desenho de acordo com as suas características arquitectónicas. Reforçados no entanto por meios actuais apropriados. Em geral; teremos que renovar as alvenarias e cantarias necessárias com pedra da região, colar as peças de cantaria partida, aplicar uma cobertura de telha de canudo sobre estrutura de madeira convenientemente projectada. Seria bom voltarmos a vê-Ia com uma imagem do Sec. XVII. Só com um estudo que siga estes princípios a capela poderá expressar toda a sua "natureza". Voltar a ter a sua cor, a sua textura e espiritualidade merecedora do culto religioso.
AARTT disponibiliza - se para dar apoio técnico e lembra que pediu a classificação desta capela como imóvel de interesse concelhio. Aguardamos na esperança de não classificarmos "um monte de Pedras".
ARTT - Núcleo de Sendim
Sem comentários:
Enviar um comentário