quinta-feira, 17 de julho de 2014

Sendim - A minha Aldeia - 2ª parte - bol. 56

SENDIM - A MINHA ALDEIA
2ª PARTE
por João Monteiro

"Moimenta da Beira fica tão perto... e é melhor o caminho!"

(...)
Até que surge o 25 de Abril de 1974 e com ele a esperança de que a partir de agora tudo seria diferente. E foi. A Revolução dos Cravos augurava melhores dias com o fim da guerra colonial e a independência das Províncias Ultramarinas. Prometia-se total liberdade mas esquecia-se a responsabilidade. Passaríamos a viver em plena democracia, que poucos sabiam o que era. Todos teríamos os mesmos direitos, mas esquecíamo-nos dos mesmos deveres.
(...)



Sendim deve ser a única freguesia do concelho de Tabuaço que ainda tem ruas de terra batida onde é quase impossível transitar quando a chuva aparece pois a lama substitui o alcatrão e outras onde o empedrado é tão irregular e inconstante como há muitas dezenas de anos atrás; não há qualquer tipo de actividade cultural ou recreativa para os jovens e menos jovens; o polidesportivo do mercado e o campo de futebol no Valado estão às moscas; não há mais uma taberna onde para além de se poder beber um “copo” com um amigo também se podia jogar uma suecada ou o xincalhão, os bailaricos na rua ao som do realejo ou concertina acabaram; a casa da música prometida pelo anterior Presidente da Câmara caiu no esquecimento; o Polo Escolar autorizado para Sendim e já comparticipado pelo Estado, foi desviado para Tabuaço, etc., etc.
            Assim, só nos resta esperar que um dia alguém com responsabilidades, mas a sério, na Câmara de Tabuaço se lembre que em Sendim ainda há pessoas com memória. E Moimenta da Beira fica tão perto... e é melhor o caminho.





Sem comentários: