sexta-feira, 4 de julho de 2014

TENENTE BENIGNO DE CARVALHO - Bol. Antigos - nº 6 - 2001

PERSONALIDADES DA NOSSA TERRA
Tenente Benigno de Carvalho
por Fernando Licínio

Fonte da Quinta do Bom Jardim
Ampliada e restaurada pelo Tenente Benigno
Pombal construído em 1935
O Tenente tinha montado sobre o pombal um gerador que aproveitava a energia eólica. Hoje encontra-se totalmente destruído

------------------------

Se bem me lembro, no tempo em que a Quinta do Jardim era, de facto, uma Quinta em plena produção, com os seus cereais, rebanhos do gado e bois, era seu dono o Senhor Tenente Benigno de Carvalho. Este senhor nasceu em Sendim e casou com a senhora Dona Dores.
Foi um homem com uma grande personalidade e um grande valor ao serviço da Marinha Portuguesa. Saiu da sua terra e um dia apareceu com esta grande patente, para surpresa de todos.
Passava aqui as suas férias e bastantes fins-de-semana. Na Quinta tinha o seu caseiro, e em frações dava o cultivo dos seus terrenos a várias pessoas da terra. Tinha o seu automóvel e, quando cá convivia, ajudava as pessoas com necessidades.
         Lembro-me que quis impor à Junta do Freguesia da época o seu nome, a uma das ruas da freguesia. No entanto, a Junta de Freguesia ter-lhe-á negado, já não sei porque razões. Resolveu então afixar no caminho que ladeava a sua Quinta placas com o seu nome. Sei que estiveram lá alguns anos, depois desapareceram.
         Noutra ocasião, anunciava-se a passagem nesta freguesia do Presidente da República para visitar o nosso concelho. Juntaram-se na estrada as personalidades da terra, as crianças da escola com bandeirinhas e flores, as suas professoras e o restante povo. O carro do presidente Américo Tomás só parou, depois de passar por toda aquela comitiva, junto ao Senhor Tenente Benigno, para o cumprimentar. O que espantou toda aquela gente.
Dia em que passou em Paço o
Presidente Américo Tomás

         Anos depois, o Tenente enviuvou. No entanto, arranjou nova companheira, a Dona Maria. Era uma mulher de armas, com um grande físico... Continuou a governar a Quinta depois da morte do Tenente Benigno de Carvalho e, cuidou dos haveres deixados por ele, acabando os seus últimos dias aqui em Sendirn. Porém, não foi aqui sepultada, pois os seus familiares quiseram sepultá-la na sua terra...
Fernando Licínio

Casa onde morou o Tenente Benigno
Esta casa encontra-se em plena ruína devido a incêndios
e ao abandono da Quinta



FOTOS ATUAIS:









Sem comentários: