quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A Catequese e as Comunhões de Outrora - Bol. 57

A Catequese e as Comunhões de Outrora
Por Maria Lisete Soeiro Coelho Ferreira


            Como eram diferentes as Comunhões e a Catequese de antigamente! Não têm comparação possível com as de hoje.
(...)
grupo de catequistas - 1969



Esta foto é uma grande recordação que tenho das Catequistas dos anos 60. Foi tirada nas escadas do coro da Capela de S. Miguel em Paço, num dia da Comunhão Solene, no final das cerimónias da tarde. Não sei se alguém nos vai reconhecer a todas, mas eu vou dizer quem somos.

Do fundo para cima: A Beatriz, a Senhora D. Olimpia, que era irmã do Senhor Padre Dinis, as crianças que estão com ela, o menino era o Luizinho, neto do Senhor Lelinho, a menina era a Laura, filha da Senhora Alice Veiga, ao lado era a Lá-Salete Santana, a Adelaide Mourão, a Georgete Pinto, a Lúcia Almeida e as sobrinhas, a Elisabete e a Elsa, depois é a Goreti do Lelo, a Dores Cravo, a Elsa Barreiros, a Aida do Cravo, a Elisabete Pinto, a Isabel Tiago, a Judite Santana, a Cândida Santana, a Laura Oliveira e a que está no cima de tudo rente à porta do coro, sou eu, Lisete. Só falta lá a minha irmã Mercedes que também era catequista, mas naquele momento não estava lá.
(...)

No final das cerimónias na Igreja, toda a gente se dirigia para a Quinta do Passal, visto que antigamente era lá a Casa dos Padres. Aí todos comiam uma grande merenda, que já servia de almoço. As mães já iam aviadas com o farnel por causa das crianças estarem em jejum. Ainda me lembro, no meu tempo, que a minha mãe levou um coelhinho estufado, outras levavam um franguinho, bola de canela, bola de carne etc.    
(...) 



Sem comentários: