sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Histórias dos “Abeles” - Boletim 68

Histórias dos “Abeles”
Encontro das Associações Musicais e Etnográficas
Por: Filipe Oliveira




Há uns tempos ouvi num programa de televisão, que não me recordo do nome, um comentador, que também já não me lembro quem terá sido, contar uma pequena história sobre a Segunda Guerra Mundial. Disse então o comentador que em plena guerra houve uma reunião de ministros, cujo objetivo era canalizar mais dinheiro para financiar o exército e tudo que o ministério da defesa gastara. Segundo esse comentador cortaram em todos os ministérios, desde a saúde à educação, menos num: o Ministério da Cultura. Quando propuseram cortar orçamento na cultura todos se opuseram sobre o argumento “Se cortarmos na cultura, então andamos a lutar para quê?”.
(...)







Participaram o Grupo de Bombos “Os Rabelos” de Valença do Douro; a Banda de Música de Sendim; o Grupo de Cantares de Barcos; o Grupo de Concertinas do Alto Douro Vinhateiro; o Rancho Folclórico de Chavães; a Orquestra Ligeira da Banda de Música de Sendim; a Associação dos Amigos dos Bombos de Barcos; e a Tuna de Tabuaço.
A organização ficou a cargo dos professores camarários das AEC, Filipe Oliveira e Tiago Pinto, com a colaboração da Câmara Municipal de Tabuaço em toda a logística necessária.
Fotos: Jorge Santos









Sem comentários: